Em tempos onde Golden Axe, The Revenge Of Shinobi, Splatterhouse e até Two Crude Dude eram os grandes jogos beat’em up e/ou side scrolling para Mega Drive, surge no meio Sword Of Sodan – um briga de rua de movimentação lateral com ambientação de terror medieval. Uma versão de portabilidade do Amiga, inicialmente desenvolvido e publicado pela Discovery Software, e que teve a Innerprise como a responsável por trazer essa portabilidade para o Mega Drive e a Electronic Arts como publicadora.
História:
A história do jogo é algo bem simples, mas que te move em uma imersão emocional batalhando a favor dos irmãos Shardan e Brodan que teve seu pai Lordan morto pelo necromante maligno Zoras que tem como objetivo de derrubar o reino. Os irmãos foram criados longe do reino por um ancião, que assim que descobre as peripécias de Zoras entrega a eles a espada de Sodan – um herói que já havia derrotado Zoras em outras épocas.
Sword Of Sodan é um jogo com uma dificuldade acentuada onde a prática leva a perfeição. São oito fases com lutas sangrentas até a morte dilacerando seus inimigos (ou sendo dilacerado por eles). É o típico jogo onde se aprende jogando, principalmente através das descobertas das armadilhas e alçapões escondidos nas fases e também das experimentações das poções coloridas que encontra no caminho. Você pode pegar e tomar uma apenas ou fazer uma mistura tomando várias juntos. Cada poção ou combinação específica resulta em uma habilidade diferença para o guerreiro ou a amazona. As combinações são essas:
- Vermelho: aumento de força
- Laranja: derrota os inimigos perto
- Azul: completa a barra de vida
- Transparente: sem efeito aparente
- Vermelho + Transparente: vida extra
- Laranja + Transparente: espada flamejante (aumenta o dano causado pela espada)
- Azul + Transparente: invencível temporariamente
- Vermelho + Laranja: espada flamejante (aumenta o dando causado pela espada)
- 4 x Transparente: pula para próxima fase
Mas lembre-se: qualquer outra combinação pode não ter efeito, ou pior, você pode se envenenar e seu personagem morrer instantaneamente.
Features:
A trilha sonora do jogo é algo totalmente inovador e o que mais faz cair na imersão do jogo, principalmente porque o jogo não tem uma trilha sonora durante as fases! O jogo apenas apresenta efeitos sonoros como gritos, passos e insetos da própria ambientação, porém sem nenhuma música.
Essa questão você acaba incorporando o personagem e se sente o guerreiro solitário em busca de vingança pela morte de seu pai. O único som que você quer ouvir em alto e bom timbre são os gritos de dor e de morte dos inimigos, dilacerando seus membros e expondo suas vísceras, como o verdadeiro Conan O Bárbaro.
A jogabilidade talvez seja o ponto mais questionável. Realmente o port comparado com a jogabilidade para o Amiga ficou um pouco truncada, mas nada que desfavoreça a experiência. A caminhada deve ser lenta e bem pensada. A estratégia nesse jogo deve ser precisa, pois, os inimigos estão esperando você bobear e chegar com toda tropa, e claro, você é apenas um guerreiro humano e não o Kratos para simplesmente sair quebrando tudo e continuar andando.
No que se refere há jogabilidade em si, acredito que essa tenha sido realmente o primórdio dos hack and slash, uma vez que você caminha para retalhação dos inimigos, porém com estratégia. Em um paralelo de geração por geração eu diria que Sword Of Sodan para Mega Drive está para Demon’s Souls do PS3.
Conclusão:
Se você espera um desafio para sua inteligência como puzzle realmente esse não é o caso. Mas se você quer simplesmente sangue e entranhas, esse é seu jogo!
Para finalizar vamos dar uma notas para o jogo. Claro que são notas pessoais, mas deixe aqui sua nota e seus comentários sobre esse incrível jogo.