Um sistema que todos tem de respeitar, por mais que sequer tenha jogado um título dele e que deu um extremo azar de ter um evento que mudou a história do mundo no mesmo dia em que ele foi lançado. Claro que estamos falando do Atari 2600.
O console criado pela empresa Atari foi lançado em 11 de setembro de 1977 e fez o mundo entrar num frenesi sem igual para com os videogames. Era impressionante a quantidade de empresa que apareceu quando o console da Atari veio ao mundo e sabemos que, por conta disto, tivemos diversos problemas nos EUA – Crash dos videogames manda lembrança.
Mas, mesmo com estes pequenos poréns, foi por conta do Atari 2600 que tivemos o primeiro vislumbre do que, depois, iria se tornar um mercado multibilionário e que empresas de grande porte que davam quaisquer importância aos videogames na primeira geração, abriram os olhos e começaram a investir no setor.
No Brasil não foi diferente, se eu não me engano, ele veio ao nosso país oficialmente pela Polyvox e vendeu muito bem, causando um burburinho sem igual no nosso país ao ponto de, dali a poucos anos, uma empresa chamada Tectoy viria a trabalhar no meio gamer, mas isto é uma outra história.
Com os seus mais diversos jogos nas mais variadas modalidades, o Atari 2600 foi o sonho de consumo de uma meninada que cresceu nos anos de 1970 e 1980, sendo, até mesmo, o primeiro videogame no qual tiveram acesso e que, ainda hoje, tem uma paixão incomensurável pelo sistema.
Muitos aqui, com certeza, já jogaram um Pac-man, Sea Quest, Enduro, Spiderman, Maze, Pitfall ou River Raid, alguns dos grandes clássicos do Atari 2600, mas, claro, assim como quaisquer outros sistemas, ele vai muito mais longe que além dos jogos da Activision.
Ainda hoje o sistema recebe jogos homebrew criados por uma comunidade retrogamer apaixonada pelo sistema, levando o mesmo além dos limites que foram concebidos na época e é interessante como podemos perceber o quão “poderoso” é o Atari 2600.
Que o console continue a proporcionar uma diversão sem limites para todos os amantes do mesmo. Da Comunidade Mega Drive, deixamos os nossos mais efusivos parabéns pelo “pai” dos videogames e esperamos que a Atari possa ressurgir mais forte com o Atari VCS.