Home Artigos Os controles descartados do Mega Drive.

Os controles descartados do Mega Drive.

1271
0
controles

Todo mundo sabe que a criação de um produto novo, seja de qual indústria for, sempre vai ter uma quantidade interessante de designs que são pensados e, depois de uma séria análise, são descartados por n motivos. Seja por serem feios, seja por não parecerem ergonômicos, algo nestes desenhos motiva a não seguir adiante com eles e, com controles, não é diferente.

Para quem conhece a história do Super Nintendo e do PlayStation, muitas imagens pipocaram na última década mostrando a evolução tanto dos consoles em si, como dos controles que iriam vir neles. Uma das imagens mais recorrentes no meio gamer é a evolução da logo do PlayStation até chegar naquela que tanto estamos acostumados.

Se formos procurar nos arquivos das empresas produtoras de consoles certamente acharemos todo, ou pelo menos boa parte, o planejamento dos consoles, de como iriam fazer isto e acabaram fazendo aquilo e que as fofocas que haviam na EGM não eram por demais descabidas.

E no Mega Drive não é nenhuma exceção. O livro Sega Mega Drive | Genesis Collected Works fez um trabalho excepcional em procurar os arquivos originais da SEGA para o desenvolvimento do até então conhecido Mark V e de tudo que mostra no livro, os controles foram algo que me chamaram atenção.

O formato dos controles, como vocês podem ver abaixo um deles, parecia já estar bem definido. Uma carcaça curvada para uma melhor empunhadura, bem diferente daquilo que os americanos e japoneses estavam acostumados com o NES, Master System e TurboGrafx-16. Os três botões eram praxe, pois era o básico dos arcades na época de lançamento do Mega Drive.

controles
Uma prova de conceito para os controles do 16-bit da SEGA.

Desde o desenho original podemos perceber justamente esta questão para dar um maior conforto aos jogadores, pois, apesar da qualidade ímpar dos controles da Nintendo com o seu NES, a forma retangular nunca foi das mais ergonômicas a ser usar no dia a dia.

O desenho acima é até um pouco estranho por conta da distância dos botões de ação A, B, C para com a parte inferior do controle e o D-PAD é bem diferente daquilo que nós estamos acostumados.

Controles
Uma leve modificação da imagem acima.

A forma do segundo desenho não mudou em nada. Temos aqui uma aproximação maior dos botões de ação e a centralização do botão Start, ainda assim algo bem diferente dos controles que tanto adoramos.

controles
Este design já se aproxima um pouco mais dos controles originais.

Agora temos uma aproximação maior com os controles originais de 3 botões que vieram com o Mega Drive. Particularmente achei esta prova de conceito bem interessante e cairia bem se tivesse saído no console.

controles
Último desenho que aparece no livro.

Este último desenho, na ordem que aparece no livro, remete bem as duas primeiras provas de conceito e que, novamente, acho que os controles com os botões de ação mais afastados das bordas tornaria a jogabilidade um tanto quanto difícil, mas, claro, como são apenas rascunhos, certamente o modelo final não ficaria assim.

E aí, o que acharam destes controles descartados para o Mega Drive? Qual deles você acha que encaixaria melhor se fosse lançado para o console na época, ou o bom e velho controle de 3 botões que todos nós conhecemos está ótimo do jeito que é.

Lembrem-se, na época do lançamento do Mega Drive, em 1988, sequer era cogitado controle com 6 botões de ação e poucos arcades usavam mais de 3 botões até então.

Fonte: Sega Mega Drive / Genesis Collected Works

Comentários Facebook