Certamente muitos aqui que jogaram Street Fighter 2, seja no Super Nintendo, no Mega Drive, no Arcade, ou, até mesmo, a versão do Master System, se perguntou em algum momento de sua jogatina, onde está o Street Fighter 1?
O primeiro jogo desta grandiosa franquia, por muito tempo, foi cercado de muito mistério pelo simples fato que não foram todos os lugares do Brasil – e até mesmo do mundo, possivelmente – que receberam uma máquina de Street Fighter 1, muito provavelmente pelo fato do jogo pecar muito em sua jogabilidade, apesar do mesmo ter sido a base para muitos outros que viriam a seguir, com os botões de ataque e comandos para técnicas especiais, padrão atualmente nos jogos de luta.
Street Fighter 1 foi lançado pela Capcom em 1987 primeiramente para os arcades, depois foi lançado para PC, Amstrad CPC, ZX Spectrum, Commodore 64, Amiga e saiu em coletâneas para o Virtual Console, Xbox, PlayStation 2 e PlayStation Portable. O título ainda saiu para o TurboGrafx-CD, mas com um nome diferente: Fighting Street.
E o que pode ser dito sobre este jogo? Talvez para quem viveu realmente a época, o título tenha sido algo bem impactante, com vários rounds memoráveis e extremamente desafiante, mas quem pegou o mesmo via Mame só para saber qual é do jogo – como eu -, sério, como isto passou pela Capcom para o mercado mundial? Está bem que não havia outros jogos com a mesma profundidade que o Street Fighter 1, mas, que jogo ruim. QUE JOGO RUIM.
Apesar disto, o título trouxe uma evolução fora do comum para com os jogos de luta. Agora havia seis botões de ataque, três para chute e três para soco, caso você estive no arcade com os botões eletrônicos ou dois pads mecatrônicos que, de acordo com a força aplicada, o soco ou chute sairiam ou mais forte ou mais fraco.
Em Street Fighter 1 somos apresentados a Ryu que é um artista marcial que entra no primeiro torneio do World Warrior para provar a sua força enquanto que Ken Masters não participa diretamente no mesmo torneio que o Ryu, na verdade ele segue o torneio Americano de Artes Marciais.
Os inimigos que acabamos por encontrar em Street Fighter 1 são:
Retsu, Geki, no Japão; Joe, Mike, nos Estados Unidos; Lee, Gen, na China; Birdie, Eagle, na Inglaterra; Adon, Sagat, na Tailândia;
Destes, alguns lutadores tem sua história interligada com os outros Street Fighter, como, por exemplo:
- Retsu foi amigo de Gouken, mestre de Ken e Ryu, além de ser amigo de Dhalsim e se encontrou com Oro no passado;
- Mike aparece na história de Balrog em Street Fighter V: Arcade Edition;
- Lee é tio de Yun e Yang, lutadores de Street Fighter III e tem alguma ligação com Chun-Li, onde ela menciona Lee para Yang no final de Super Street Fighter IV: Arcade Edition;
- Gen era amigo do pai da Chun-Li, Dorai e treinou ela por um tempo. Ele se encontrou com Ryu pela primeira vez num restaurante no qual ele era dono em Sendai, Japão, chamado Genhanten. Apareceu em seguida como lutador selecionável em Street Fighter Alpha 2, onde procura o Akuma para uma luta decisiva. Assim como em Street Fighter Alpha 3, além de Super Street Fighter IV. No fim ele está na história de Akuma em Street Fighter V;
- Birdie se juntou a Shadaloo em Street Fighter Alpha 2, onde mostrou que era capaz para M. Bison. Balrog foi enviado para matar Birdie em Street Fighter Alpha 3, mas Birdie convenceu Balrog contando como o Psycho Drive poderia torná-los mais poderosos que Bison. Ele ainda tem um encontro com Chun-Li e com Karin em Street Fighter V.
- Eagle foi contratado por uma família poderosa para derrotar Sagat em Street Fighter 1, depois ele retorna em Street Fighter Alpha 3 que saíra para GBA e PSP, onde acaba se encontrando com Guile, onde queria testá-lo, mas Guile acaba recusando, sendo que Eagle insiste em lutar com ele. Em seguida ele se encontra com o seu objetivo, Sagat e imagina o quão inadequado é ver o Rei do Muay Thai reduzido a um capanga da Shadaloo. Ele resgata Charlie e destrói o Psycho Drive.
- Adon foi estudante de Sagat, com a derrota do Deus do Muay Thai por Ryu, jurou vingança em acabar com o Ryu. No Street Fighter Alpha, Adon luta com Sagat, derrotando-o. Em Street Fighter Alpha 2, após a derrota de Sagat por Ryu, Adon desafia o seu professor para ter o título de Deus do Muay Thai em seu poder. Após derrotar Sagat, Adon apanhou tanto do seu professor que foi parar no hospital por vários meses. Em Street Fighter Alpha 3, Akuma havia matado um mestre do Muay Thai com quem Adon iria lutar. Querendo acabar com Akuma, acaba sendo derrotado. E em Super Street Fighter IV Adon retorna para mais pancadaria, brigando novamente com Sagat e ganhando mais uma vez.
- Sagat é arroz de festa! Apareceu em Street Fighter 1, Street Fighter Alpha, Alpha 2, Alpha 3, Street Fighter 2, Super Street Fighter 2, Super Street Fighter IV, Street Fighter V e adora uma boa briga e confusão com quase todos os personagens, com sangue nos olhos para com o Ryu que deixou ele marcado para sempre.
Bem, no final das contas, apesar dos pesares e das lamentações e tudo o mais, Street Fighter 1 ainda é um título que, por mais ou por menos, precisa ser conhecido e falado, pois, sem ele, dificilmente nós teríamos o bombástico Street Fighter 2: The World Warrior.
Curioso por mais informações sobre Street Fighter? Fiquem ligados que esta semana teremos a semana Street Fighter, aqui no Site e em nosso canal no YouTube.
Fonte: Street Fighter Wikia