O Sega Ages, como alguns já bem sabem, é uma espécie de relançamento que a SEGA faz com os seus clássicos de tempos em tempos. A primeira vez que isto aconteceu foi com o Sega Saturn, há quase 3 décadas.
No começo dos anos 2000, o console PlayStation 2, da Sony, recebeu estes relançamentos, onde os jogos receberam uma certa polida e recauchutada para os novos tempos, alguns ficando muito bons e outros nem tanto.
Outro console que recebeu uma coletânea parecida, no caso adaptada aquilo que a plataforma tinha a oferecer, foi o 3DS, onde três delas foram lançadas: Sega 3D Fukkoku Archives, em 2014, lançado somente no Japão; Sega 3D Classics, em 2015, lançado no Japão, Europa e EUA e Sega 3D Fukkoku Archives: Final Stage, em 2016 e lançado somente no Japão.
Com o relativo sucesso do SEGA Forever nas plataformas Android e iOS – e seguindo o seu plano rumo a 2020, onde previa o relançamento de títulos antigos e o ressurgimento de jogos novos usando ips antigas -, a SEGA vai trazer de volta o Sega Ages agora para o Nintendo Switch.
De acordo com o Sega Bits novos jogos foram desvendados além dos três anunciados no Sega Fest 2018. Agora estarão nesta nova leva títulos como Gain Ground e Alex Kidd in Miracle World.
O que se sabe até agor dos títulos é o seguinte:
- Sonic the Hedgehog incluirá a versão de arcade do Mega-Play;
- Thunder Force IV incluirá um modo Styx (a nave do Thunder Force III do port do Sega Saturno) e online leaderboards;
- Phantasy Star terá todas as melhorias da versão do PlayStation 2, que aí incluem as opções da velocidade de andar, a dificuldade e a possibilidade de usar FM/PSG no jogo;
- Gain Ground será a versão de arcade.
Sega Ages estará disponível na Nintendo eShop do Switch no Japão, Europa e Estados Unidos no próximo verão (2018) e não tem nenhuma previsão para sair no PlayStation 4, XBoX One e PC, onde estes receberão a coletânea Sega Genesis Collection no dia 29 de maio de 2018.