Início Artigos Especial TOP 10 &#8211...

TOP 10 – Yuzo Koshiro

139
5
COMPARTILHAR

 

Para comemorar ainda mais o aniversário do grandioso compositor japonês chamado Yuzo Koshiro, decidi fazer uma lista top 10 pessoal que consiga reunir conhecidos clássicos e também outras belíssimas composições que também merecem uma devida atenção.

Yuzo Koshiro nasceu no dia 12 de dezembro de 1967 no Japão. Começou a sua carreira profissional durante os anos de 1986 a 1988 na desenvolvedora conhecida por excelentes RPGs, a Nihon Falcom. Infelizmente nós aqui no ocidente conhecemos muito pouco deste período, pois a maioria desses jogos não deram o ar de sua graça por aqui, com exceção do primeiro Ys que felizmente foi lançado para o nosso querido Master System e também uma coletânea chamada Ys Book I & II para o TurboGrafx 16 CD.

No período freelancer de sua carreira entre 1988 e 1990, foi quando Koshiro compôs para o nosso adorado Mega Drive. Títulos como Revenge of Shinobi, a série Streets of Rage e Slap Fight MD que o digam. Paralelamente, o Super Nintendo também recebeu belíssimas composições com ares de música erudita orquestral nos dois estupendos ActRaiser e uma trilha sonora mais dançante no divertidíssimo Super Adventure Island. No ano de 1990, Yuzo Koshiro criara a desenvolvedora Ancient, que junto a Sega, conceberam por inteiro o excelente jogo Beyond Oasis.

O meu foco até aqui foi mais no período “retro” de suas composições, mas antes de entrar no Top 10 propriamente dito, por curiosidade, deixarei aqui uma pequena lista dos principais jogos que Yuzo Koshiro trabalhou no período do Sega Saturno em diante:

Sega Saturno:

The Legend of Oasis (1996)

Sega Dreamcast:

Shenmue (1999)

Shenmue II (2001)

Playstatition 2:

Namco × Capcom (2005)

Nintendo DS e 3DS:

Castlevania: Portrait of Ruin (2006)

Série Etrian Odyssey (2007 – 2016)

 

TOP 10

10. Super Adventure Island (Super Nintendo):

 

9. Slap Fight MD (Mega Drive):

8. The Revenge of Shinobi (Mega Drive):

7. ActRaiser 2 (Super Nintendo):

6. Sorcerian (NEC PC-8801):

5. Ys – Ancient Ys Vanished Omen (NEC PC-8801):

4. Bosconian (SHARP X68000):

3. Streets of Rage 2 (Mega Drive):

2. ActRaiser (Super Nintendo):

1. Ys II – Ancient Ys Vanished The Final Chapter (NEC PC-8801):

COMPARTILHAR
Artigo anteriorYuzo Koshiro – 50 anos!
Próximo artigoPaprium foi adiado em setembro, saiba porquê…
Julio Chiarini
Arqueólogo, praticante de musculação, apaixonado por quadrinhos (foi otaku nos anos 90 rs), amante de filmes obscuros que ninguém conhece, audiófilo de velharias na vitrola, colecionador e entusiasta de video games nos finais de semana. Foi saber o que era video game em 1989 com um Phantom System na casa de parentes, mas só começou a se divertir realmente com games no longínquo ano de 1991, quando foi presenteado com o Mega Drive versão Altered beast e desde então não parou mais. Hoje em dia continua jogando nas plataformas clássicas e também nas mais atuais como: PS3, PS4, PS Vita e de vez em quando no PC (obs: se o jogo não for muito pesado...)
  • Pedro Ivo Prates

    Muito bacana Julio!!! Minha preferida dele são as músicas 1 e 2 do jogo The GG Shinobi para Game Gear!! Abração mano, compartilhado

    • Julio Chiarini

      Eu ainda não joguei os Shinobis do GG, mas irei dar uma olhada sim!! Obrigado mesmo grande Pedrux!

  • Jorge Miashike

    Belíssimo top 10.

    • Julio Chiarini

      Valeu Mestre Miashiki!

      • Jorge Miashike

        Tô desde manhã ouvindo as músicas aqui.