Vamos continuar aqui o artigo sobre o Sistema Solar SEGA e seus muitos planetas.
Project Saturn
O Project Saturn é o verdadeiro sucessor do Mega Drive onde a sua história começou com Trip Hawkins, o presidente da Electronic Arts naquele momento e que, como a SEGA, anteviu a movimentação do mercado de games dos cartuchos para o CD.
Se aliando com a AT&T, Matsushita, Samsung e Goldstar, Hawkins anunciou que estaria trazendo para o mercado um console que iria dar a experiência dos 32-bit para os jogadores e, assim nascia o 3DO, onde cada parceiro iria produzir a sua própria versão.
Achando que o console anunciado iria trazer a ruína para a SEGA e para a Nintendo, Hawkins e seus parceiros achavam que iriam vender horrores, mas só que a vida é uma caixinha de surpresas e tentar vender um console por US$ 700 era algo irreal para aquela – ou qualquer – época.
“Tentar ser tudo para todo mundo condenou o sistema 3DO para existência esquizofrênica, e, por fim, sua extinção“, disse Jason D’Aprille da CNET. O 3DO ficou no mercado americano por dois anos, de 1993 a 1995, mas abriu os olhos das empresas como a SEGA e a Nintendo, sendo esta última estava tendo uma boa briga com a Sony, onde, no qual, disto viria a sair o Sony PlayStation.
A SEGA começou a conceber o seu próximo console de 32-bit já no inicio dos anos de 1990, mas, até o momento do 3DO, não havia decidido se o console seria voltado para o mundo 2D ou para o mundo 3D.
Neste ínterim, o mundo vislumbrou o uso bem sucedido da System 32 que teve o Rad Mobile como grande destaque e, em seguida, o Exhaust Note que mostrou a verdadeira força dos 32-bit.
Naquele momento, em meados de 1992, o sucessor do Mega Drive – e antecessor do Saturn – tomava o codinome de GigaDrive e que seria uma versão simplificada da System 32, porém muito mais poderosa que o Mega Drive. Ali havia sido decidido que este futuro console iria usar CD ao invés de cartucho, batendo de frente com os futuros Project Mars e Jupiter, SEGA, você não se decide né?
O momento de concepção do GigaDrive é extremamente importante, pois a SEGA parecia estar compenetrada em criar um novo sistema que sera mais poderoso que o 3DO – o único outro sistema 32-bit na época. Diz-se que alguns protótipos deste futuro console foram criados pela empresa.
Sendo que, de toda forma, o Project Saturn não tinha quase nenhuma ligação com o GigaDrive – projeto este descartado – e, no qual, viria a se tornar um filhote de duas placas de arcade da SEGA, a já mencionada System 32 e a já famosa Sega Model 1.
Num primeiro momento é sabido que o Saturn originalmente iria ser mais fraco do que ele foi mostrado no resultado final. Havia indicadores que a SEGA do Japão planejava que o Saturn deveria se tornar a máquina ideal para jogos 2D e poder rodar razoavelmente jogos 3D, assim como era este pensamento da Sony para o seu PlayStation.
Mas porque essa decisão da SEGA do 2D sobre o 3D, apesar do enorme sucesso da Model 1? Simples, grana. Era muito mais dispendioso produzir hardware 3D do que 2D e vender então, era ainda mais complicado. E por que a mudança então fazendo o Saturn se tornar um Frankenstein? Culpe a falta de decisão da própria SEGA e a aposta final da Sony no 3D.
O Sega Saturn, ainda, poderia ter se tornado um console poderoso pois Kalinske entrou em contato com a Silicon Graphics e com eles apresentou um possível futuro para o console da SEGA. Sendo que a Sega do Japão recusou a parceria e o projeto acabou indo parar nas mãos da Nintendo.
O console viria a ser lançado em 22 de novembro de 1994 no Japão, 11 de maio de 1995 nos EUA, 8 de julho de 1995 na Europa e 30 de agosto de 1995 no Brasil, pela Tectoy.
Project Neptune
O Project Neptune, mais um planeta para o Sistema Solar SEGA, no seu propósito original seria apenas um upgrade do Mega Drive e era uma resposta da Sega da America para o Project Mars no qual seria, inicialmente, feito pela Sega do Japão.
Neste caso o Neptune seria vendido por US$ 400 e viria a substituir o já idoso Mega Drive. Este viria incorporado tanto o hardware do Mega Drive quanto do Sega 32X num único PCB e teria como base de design o Mega Drive / Sega Genesis Model 2, deixando-o compatível tanto com o Mega CD modelo 1 quanto o modelo 2.
Por conta do seu preço – duas vezes mais que do Mega Drive nos EUA – muitos ficaram descrentes sobre o Neptune, principalmente pelo fato que na primavera de 1995 tanto o Saturn quanto o PlayStation já estavam fazendo um bom “estrago” na concorrência no Japão.
Apesar disto, havia uma certa esperança por parte dos donos do Mega Drive e do 32X, principalmente quando foi até anunciada uma redução de preço para US$ 200, ainda assim, o Project Neptune não viu a luz do dia.
Alguns protótipos não funcionais foram criados.
Project Pluto
Sega Plutão, o videogame feito para o Pluto, o cachorro do Mickey! Zoeiras a parte, o Project Pluto, que viria a se tornar o Sega Pluto no Sistema Solar SEGA era, na verdade, a integração do NetLink Internet Modem com o hardware do Sega Saturn no mesmo case plástico, onde, assim, havia uma redução de custos na produção desta unidade em especifico.
Apenas dois protótipos foram produzidos sendo chamados de Pluto 01 e Pluto 02.
Project Titan
O Project Titan tem uma íntima ligação com o Project Jupiter já que este último sendo um Sega Saturn que usaria cartucho ao invés de CD pode ter sido – não necessariamente o foi – a base do que viria a ser o ST-V, também conhecido como Sega Titan Video pelo fato que esta placa de arcade que usa como base o hardware do Sega Saturn utilizar cartuchos ao invés de CD para rodar os seus jogos.
Diferentemente dos outros projetos, que tem os seus nomes retirados de planetas, Titã é uma lua de Saturno. Esta placa foi lançada em março de 1994 no Japão e em 1995 no resto do mundo.
Este são alguns dos jogos que saíram na placa:
- Cotton 2;
- Columns 97;
- Die Har Arcade;
- Golden Axe: The Duel;
- NBA Action;
- Radiant Sivergun;
- Virtua Fighter Remix;
- Final Fight Revenge.
Project Janus
Este é o último projeto conhecido que usa os nomes dos corpos estelares para os seus codinomes no Sistema Solar Sega. Janus viera a se tornar o Sega Picture Magic que era um tablet gráfico lançado em 1996 no Japão que era usado em conjunto com o Sega Digio SJ-1 e a Sega PriFun, uma câmera digital e uma impressora respectivamente.
O tablet permitia que o usuário pudesse desenhar em cima de fotos, redimensionar ou melhorar as mesmas que foram tiradas digitalmente.
Tinha uma saída de vídeo para se ligar na TV e o tablet tinha dimensões de 22 x 18 cm. Vinha com uma caneta plástica para a manipulação dos objetos.
O Sega Picture Magic usava como base o hardware do Sega 32x.
E então, o que vocês acharam desta pequena viagem no Sistema Solar SEGA? Quantos e quantos projetos a SEGA fez não é mesmo e pensar que muitos – assim como eu – achavam que a SEGA fez apenas o Sega Mars e o Sega Saturn.
Será que existem por aí outros Sistema Solar SEGA escondidos que a gente não sabe? Vamos procurar, quem sabe achamos um dia!