Início Artigos Sega Saturn, ...

Sega Saturn, 23 anos de “vida”!

112
0
COMPARTILHAR
sega saturn

Sega Saturn, também conhecido aqui no Brasil como Saturno, é um console desenvolvido e fabricado pela SEGA e que foi o sucessor oficial do Mega Drive no mundo inteiro.

O console foi lançado no Japão no dia 22 de Novembro de 1994 e no dia 05 de maio de 1995 nos EUA – no Brasil, pela Tectoy, foi no dia 30 de agosto de 1995.

Este console pode ter sido um gigantesco sucesso ou um fracasso absoluto, dependendo da região do planeta que você vive. No Japão, um sucesso, por outro lado, nos EUA um completo fracasso.

Entre as explicações que podem ser feitas para estas grandes disparidades acerca de como o console de 32-bit da SEGA se comportou no mundo temos de nos lembrar de como a própria empresa tratou o console em questão.

Enquanto que nos EUA, a SEGA ainda tentava deixar o Mega Drive vivo tempo suficiente para o lançamento do Sega Saturn, no Japão, o console de 16-bit era considerado morto pela empresa-mãe e a mesma apostou pesadamente no Saturn.

Tanto é que enquanto nos EUA o console tentava sobreviver em conta – e contra – o Sony PlayStation, no Japão o mesmo console recebera vários títulos que sequer chegaram nas telas americanas, mostrando a completa desvalorização da Sega do Japão para com os consumidores ocidentais.

A SEGA criou uma placa de arcade baseada no Sega Saturn, sendo chamada de Sega Titan Video (ST-V) que tinha uma potência menor que as Model 2, que também foram lançadas na mesma época, sendo que a ST-V era mais cara de produzir que a Model 2.

Estima-se que o console, num todo, tenha vendido entre 9 a 17 milhões de unidades, não tendo uma estimativa de unidades para a época.

Apesar dos pesares, o console fez o possível e o impossível para se manter no meio da briga entre o Sony Playstation e o Nintendo 64, com conversões 2D de jogos da SNK e da Capcom que ficaram completamente capados no PlayStation, tornando-se a verdadeira máquina gamer para os apaixonados por jogos de luta.

Vamos deixar aqui alguns comentários sobre este videogame aos fãs do mesmo!