Início MegaCast MegaCast # 0....

MegaCast # 0.1 – Vamos Falar de Retrogaming

87
0
COMPARTILHAR
Retrogaming

E quem não gosta de falar de Retrogaming?A Comunidade Mega Drive, desde 2004, é um dos grupos que mais vem falando ativamente sobre Retrogaming na internet.

Começamos a nossa história no Orkut e desde então estamos aqui para falar de Super Nintendo, PSX, NeoGeo e tudo que é relacionado a SEGA, que vai desde os consoles de mesa como o Mega Drive, o Game Gear e o Dreamcast, passando pelos arcades e chegando até mesmo aos celulares e PC’s.

Falar sobre Retrogaming não é difícil, já que não se faz necessário ter vivenciado a época para amar os jogos antigos, mas falar sobre experiências da época, aí são outros quinhentos.

E o que vem a ser retrogaming? De acordo com o Wikipedia:

Retrogaming, (em português, jogos retro), é um movimento relacionado com o coleccionar ou jogar, videjogos do passado, normalmente derivados de sistemas antigos, tanto de computadores e consolas, como de máquinas de arcade.[1] Estes jogos são executados no hardware original, no hardware moderno ou via portes e compilações.

Em relação aos jogos, estes são conhecidos como Retro Games, Classic Games ou Old-School Games. Retrogaming é muitas vezes relacionado (não sendo a mesma coisa) com o indie gaming (jogos que não são publicados por qualquer editora convencional). Adicionalmente, o termo Old-School pode ser aplicado a um jogo novo com características similares aos jogos antigos, tal como a designação “Old-School RPG’s”.

Os participantes deste movimento são normalmente conhecidos na Europa como Retro Gamers, enquanto nos EUA são designados através dos termos Classic Gamers, ou Old-School Gamers.

Retrogaming e retrocomputação foram descritos como atividade de preservação e como aspectos da cultura do remix.

Se você se identifica com este movimento então vai adorar o nosso podcast e neste episódio conta com a participação de (clique no nome da pessoa para saber mais sobre a produção deles):

Daniel Gomes
Celso Affini
Bruno Shinkou
Marcelo Pacheco
Tranka

Edição: Produtora Hudon