Home Artigos Emulador ou console, qual é o melhor?

Emulador ou console, qual é o melhor?

1066
0
emulador

Uma dúvida recorrente que, vez ou outra, aparece nos fóruns de jogos em toda a internet é esta pequena dúvida, o que é melhor, emulador ou console? Cada jogador tem a sua preferência, mas, as vezes, temos esta pequena dúvida, porque, por mais que tenhamos um console em nossas mãos, está ficando cada vez mais difícil achar jogos para um console especifico, quando que, em contrapartida, é relativamente fácil ter os jogos de sua preferência diretamente na internet e podê-lo jogar no emulador, já que o mesmo não requer um meio físico para “rodar” a rom, além, claro, do computador.

Creio que devamos pesar os prós e os contras de cada meio, pois, assim, poderíamos saber com exatidão qual é a melhor maneira de jogar um jogo. E isto depende completamente do individuo. Eu poderia já dizer que o que escrevi acima é um contra para o console e um pro para o emulador, mas, aí, teríamos um pequeno porém, os controles, com exceção dos controles de dois botões e com configuração próxima ao do SNES, a jogabilidade fica um tanto comprometida para com os demais sistemas, já tentaram jogar Nintendo 64 com controles clones do PSX ou do 360? Não? Eu sim, e a configuração fica horrível, para não dizer péssima.

Em contrapartida temos os filtros de imagem que servem, senão para deixar os jogos mais bonitos, mas, pelo menos, mais suaves se em comparação com o sistema original. Não é querendo reclamar, mas as imagens serrilhadas do Final Fantasy 8, no PSX, eram um tanto broxantes que são radicalmente suavizadas usando-se os filtros contidos no epsxe, dando um pouco mais de vontade de jogar o game, ou sem estouro de pixels em vários jogos de fliperama que podemos jogar no MAME, mas, aí, vários vão dizer: “A graça do jogo está no sentimento nostalgico que ele nos traz.”, e eu não deixo de concordar com isto, mas eu prefiro um jogo bonito nos olhos e nostalgico no coração.

Voltando ao fato de arrumar jogos, eu acho que aí o emulador leva a maior vantagem, e desvantagem, pois achamos quase todos os jogos na internet e deixamos eles aqui no HD para jogar quando quisermos, mas, em contrapartida, não temos aquela mesma gana de ir atrás do game na sua caixinha original, com a label bem tratada e que, assim, podemos colocar na estante e com o HD lotado acabamos não jogando quase nenhum jogo como assim queríamos.

E isto leva a outro problema do Emulador, os famosos Save States, que eu já falei deles aqui mesmo, que podem acabar com a graça do desafio do jogo com um pequeno apertar de botão, o Save State, como um todo, pode ser considerado um cheat. E é este tipo de coisa que não se tem no console.

Fica aqui a pergunta, o que é melhor? Console ou emulador?

Comentários Facebook