Início Artigos Especial Como deixar o...

Como deixar o seu Mega Drive mais eficiente!

408
2
COMPARTILHAR
eficiente

Como deixar o consumo de energia no seu Mega Drive VA3 e anteriores (tanto Americano, quanto Japonês e Brasileiro) mais eficiente, esquentando menos e assim aumentando a vida útil do seu console.

A energia necessária para o correto funcionamento do Mega Drive é provido por sua fonte de energia, que, de acordo com as especificações na traseira da mesma informa enviar 9Vdc (corrente contínua) e 1,2 Amperes.

Reparei que o meu Mega Drive (Modelo 1, revisão VA3 da TecToy) estava esquentando muito. Com isso verifiquei com um multímetro se a fonte estava mesmo provendo a energia correta especificada.

Ao fazer essa verificação foi exibido 16 Volts. Ou seja, muito mais que o Mega Drive necessita e acima da especificação da fonte.

eficiente
Fonte Mega Drive

Com isso verifiquei com um multímetro se a fonte estava mesmo provendo a energia correta especificada. Ao fazer essa verificação foi exibido 16 Volts. Ou seja, muito mais que o Mega Drive necessita e acima da especificação da fonte.

O Mega Drive trabalha internamento com 5Vdc, tudo que é excedente é descarregado em forma de calor em seu dissipador, e no caso dos modelos americanos e brasileiro, no escudo também, pelos reguladores de voltagem.

Eficiente
Escudo encontrado nas versões Americana e Brasileira do Mega Drive modelo 1 mas ausente nas Japonesa.

O Mega Drive possui 2 reguladores de voltagem que, de acordo com a Wikipédia:

Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado por semicondutores, tais como diodos e circuitos integrados reguladores de tensão, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico.

O modelo residente nos Mega Drives VA3 e provavelmente nos revisões anteriores é o Motorola 7805C. Esse regulador foi substituído em revisões mais recentes do Mega Drive modelo 1 pelo regulador de voltagem 7805CT, também da Motorola.

Eficiente
Regulador de voltagem 7805CT presente na revisão VA6 e posteriores.

Essa versão do regulador de voltagem é mais moderna e eficiente do que a 7805C, reduzindo a geração de calor e aumentando a eficiência da energia provida ao Mega Drive. Por isso essas versões como o VA6 e VA6.5 e posteriores esquentam menos que o VA3, pois elas já vinham com a versão atualizada do 7805, a 7805CT.

Então, podemos trocar o nosso regulador de voltagem já cansado pelo uso, por um modelo 7805CT da Motorola, que além de ser mais eficiente, irá esquentar menos o console, aumentando assim a vida útil do Mega Drive.

Outra característica desse tipo de regulador de voltagem é que eles podem receber até 25VDC e mesmo assim funcionar perfeitamente sem problemas, mas quando mais Volts excedentes, mais quente irá ficar o dissipador de energia.

Esse modelo 7805C poderá estar em outras revisões do Mega Drive e, quando constatada a sua utilização, poderá substituir pelo 7805CT seguramente.

Sobre a fonte de energia, se for verificado que mesma está provendo mais de que 9, 10 ou até mesmo 12 volts, podemos substituí-la por uma fonte de boa qualidade que forneça 9Vdc e pelo menos 1,2 Ampere.

Lembrando que não basta ter o plug de conexão igual (P4), é necessário que a nova fonte possua o centro negativo, pois se colocarmos uma fonte de polaridade diferente da esperada pelo console, o mesmo vai queimar.

A fonte que estou utilizando é uma de pedal de guitarra Nig Nf11 Estabilizada 9v – 1 Saída – 1,5 ampere. O Mega Drive agora roda frio e sem oscilações de energia.

Vídeo a respeito do regulador de voltagem do Sega Genesis de um youtuber norte americano.

Artigo criado por Frederico Lima especialmente para a Comunidade Mega Drive.

  • marcel felipe

    meu mega japa 1 esta esquentando, medi a tensão e esta dando 16 v, vou comprar outra fonte. Obrigado

    • é bom ficar de olho na tensão, calor n é bom pra componente eletrônico.